Carreira
Cidalia Castro é uma cantora, compositora, arranjadora vocal, diretora musical e atriz, desde 1994. Estudou técnica vocal com Vera do Canto e Mello, Neyde Thomas, Marconi Araújo e Rafael Villar.
Pelas mãos de seu mentor musical o lendário percussionista Laudir de Oliveira (ex- Chicago, Sergio mendes, entre outros), começou sua carreira no Fest Valda, no Circo Voador - RJ, acompanhada de uma banda formada por músicos como Cau Mendes, Roberto Brasil e Alex Cohen. Logo depois, Cidalia, Cau e Roberto formaram o grupo Loop, que teve seu álbum de estreia produzido pelo renomado produtor Júnior Mendes, e emplacou a música Minha Ambição na novela História de Amor, de Manoel Carlos, no horário das 18 h na Rede Globo. Lançaram a versão em espanhol, Mi Ambición, para o mercado latino americano. Se apresentaram em alguns programas de TV, como o Xuxa Park. No programa, conheceu o cantor Edmon Costa, que a convidou para gravar a música Natal de Todas As Raças, composição de Edmon, Rodrigo Ferraz, Claudio Costa e Rodrigo Kuster, que acabou virando tema de Natal do Xuxa Hits de 1995, após Xuxa escutar a canção em estúdio e se apaixonar pela proposta. O projeto foi batizado de Movimento Black Brasileiro e contava com a presença do Grupo Veneza (de Rodrigo Ferraz), Edmon, Rosana, Júlio Borges, Abdulah, Alexandre Lucas (então vocalista do grupo Fanzine, intérprete da canção de abertura de História de Amor), Alexandre Dantas (ex-conexão Japeri), e As Sublimes, já com Flávia Santana no lugar de Isabel Fillardis.
A partir desse projeto, foi apresentada ao produtor Torcuato Mariano, que mais tarde a convidou para fazer parte da turnê do cantor Flavio Venturini, Beija-Flor, fazendo vocais e duetos pelo Brasil afora.
Logo após a tour Beija-Flor, que durou dois anos, integrou por alguns meses a tour de Alceu Valença, Forró de Todos os Tempos, e na sequência, foi indicada pelo produtor Junior Mendes para acompanhar o cantor Tim Maia no que seriam seus últimos shows, em 1997/ 98, permanecendo até seu falecimento em 15/03/1998. No mesmo ano, lançou seu primeiro álbum solo, Cidalia, no projeito O Som do Grande Rio, com regravações de grandes compositores, cnsagrados e entrando na cena musical, como Juliano Cortuah e Jorge Vercillo, que a convidou para a primeira adição de seu pioneiro projeto OutrosSim, em parceria com o cantor Marcelo Miranda, que tinha por objetivo lançar novos nomes da música brasileira.
Em 1999, com a Banda Vitória Régia, gravou o especial Tributo a Tim Maia, pelo canal Multishow, produzido por Junior Mendes e Meu Bom, com grandes nomes como Jorge Benjor, Alcione, Ed Motta, Pedro Mariano, Leny Andrade, Toni Garrido, entre outros.
em 2000, foi convidada a estrelar seu primeiro musical, Rio's Cabaret Musical, uma produção ousada, de autoria de Carlos Leça, que também foi dirigida e coreografada pelo grande diretor, coreógrafo, ator, cantor e bailarino. No mesmo ano, foi convidada pelo célebre DJ Marcello "Memê" Mansur, para gravar o single Lábios de Mel, por sua então gravadora, a extinta Estilingue Records, aberta em parceria com o DJ Fernando Calmon.
Em 2001, foi convidada a participar do CD As Segundas Intenções do Manual Prático, de Ed Motta, juntamente com Kacau Gomes, Alexandre Lucas e Alexandre Dantas, tendo destaque na faixa Mágica de Um Charlatão. No mesmo ano, recebeu o convite da dupla Charles Moeller e Claudio Botelho, que a assistiram em Rio's Cabaret e gostaram de seu trabalho, para atuar no musical Company, de Stephen Sondhein e George Furth.
No ano seguinte, Carlos Leça a chamou para uma participação especial no musical Bataclan Brasil, como a personagem Miss Leelight, e logo em seguida, recebeu um convite, por indicação de sua amiga Hannah Lima, para integrar a banda Cidade Negra em seu DVD e CD Acústico MTV, e sair em turnê com a banda. Graças a isso, logo em seguida, em 2003, foi indicada por Liminha e chamada por Paul Ralphes (ex-baixista do grupo britânico Bliss e produtor dos Acústicos do Cidade Negra e do Kid Abelha) para a gravação de Filtro Solar, com Pedro Bial, adaptação do projeto Everybody's Free (To Wear Sunscreen), do diretor Baz Luhrman, com narração de Michael Douglas, que estourou na internet um ano antes, para participar da faixa Filtro Solar, com Pedro Bial. Paul descreveu a Cidalia Castro como "a branca de voz mais negra do Brasil". Na resenha do CD, Pedro Bial fez comentário semelhante: Na interpretação de “everybody’s free”, Cidália, “backing vocal” do Cidade Negra, simplesmente arrasa. Difícil crer que a dona daquela voz negra tenha pele branca… A canção/poema foi um grande sucesso, sendo tema das principais rádios de todas as capitais do país.
Nesse mesmo ano, a atriz e cantora Doriana Mendes a indicou para uma dublagem do renomado estúdio Delart, no Rio. Era a dublagem da personagem principal da série da Disney As Visões da Raven. Ela gravou tudo que a personagem cantava na série, bem como a abertura do seriado. Simutaneamente, dublou tudo que a personagem Jay Kyle cantava na série Eu, a Patroa e as Crianças, e gravou uma abertura especial do seriado Jimmy Neutron, em homenagem a James Bond. No mesmo ano, foi selecionada pela Disney em um teste com cerca de 300 candidatas para gravar Espíritos Ancestrais (Great Spirits), música de Phil Collins, gravada em inglês por Tina Turner, para a trilha oficial do longa metragem Irmão Urso, da Disney.
Em seguida foi convidada a participar dos vocais de vários discos de artistas famosos pelo grande produtor Guto Graça Mello, onde gravou com Gilberto Gil, Milton Nascimento, Banda Eva, Netinho Baiano, a apresentadora Eliana, Leila Pinheiro, entre outros. Também foi convidada pelo famosos produtor Liminha para fazer vocais no cd de Ana Carolina, Estampado. Também convidada pelo lendário produtor Lincoln Olivetti para o projeto Soul Tim, como vocal de apoio.
Em 2004, foi convidada por Liminha para participar do evento da passagem da Tocha Olímpica pelo Rio de Janeiro, evento que reuniu nomes como Sandy & Junior, Ivete Sangallo, Zizi Possi, Alcione, Ed Motta, Zezé Di Camargo e Luciano, Jorge Benjor, Martinho da Villa, entre outros.
Em 2005, recebe dois convites ao mesmo tempo: para fazer teste para o musical O Fantasma da Ópera, em São Paulo, e para o Programa Raul Gil. Como o ritmo dos ensaios para o musical era exaustivo- 8 horas por dias, com apenas uma folga semanal (a peça estreou em 40 dias), ela abriu mão do programa após algumas apresentações, pois o cansaço era intenso e seu desempenho foi comprometido pela exaustão e por não ter como fazer checagem de som antes do programa, como todos os outros candidatos. Atuou como alternate de Carlotta Giudicelli. O espetáculo, uma montagem oficial, bateyu recorde de público e de tempo de musical em cartaz, permanecendo 2 anos na Cidade de São Paulo, no Teatro Abril (Autual Teatro Renaud), e recebendo cerca de 3 milhões de expectadores.
Em seguida foi apresentada ao ex-vocalista da banda Dominó, o cantor e produtor Afonso Nigro, que a convidou para fazer alguns projetos e vocais, entre eles o cd do apresentador Roberto Justus.
Em 2008, fez um evento como primadonna à frente de um coro de 40 pessoas para o lançamento do novo Corolla, da Toyota, no Credicard Hall, em SP, cantando Mythodea, de Vangelis, vestida pelo estilista Fabio Namatame.
Em 2009, à convite de Charles Möeller e Claudio Botelho, veio a integrar a temporada paulista do musical A Noviça Rebelde, como alternante de Madre Superiora, ao lado de Vera do Canto e Mello e Mirna Rubim.
Em 2010 foi selecionada para o papel de Lady Beaconsfield na montagem brasileria de O Médico e o Monstro (Jekyll & Hyde), ao lado de nomes como Kiara Sasso, Kacau Gomes, Mauro Gorini, Lissah Martins e Nando Prado, entre outros grandes nomes do teatro musical, com direção do americano Fred Hanson (Miss Saigon).
Em 2011 viveu a personagem Juana Ibarguren, mãe de Evita, no musical de Jorge Takla, Evita, ao lado de Paula Capovilla e Daniel Boaventura. Paralelamente, começou a trabalhar como diretora musical no estúdio de dublagem TV Group, um dos maiores de São Paulo e do Brasil, fazendo a as versões e a direção musical de séries como Doutora Brinquedos (Disney) e Umi Zoomi (Nickelodeon).
Em 2012 continuou conciliando as funcões de diretora musical e atriz, dirigindo inúmeras séries, como My Little Pony, Ursinhos Carinhosos, Umi Zoomi, a nova série de animação da Disney, Henry Hugglemonster, e atuando como Srta Sherman, no musical Fame, direção do americano Billy Johnstone.
Em 2013 tem projetos ainda em fase de captação, e dirige as séries Ursinhos Carinhosos e a nova série infantil, Pijanimais.
Nossos Usuários
Nessa seção você pode descrever os usuários típicos e o porquê de esse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes assim eles irão retornar ao seu site.